Vamos Marcar - O Reencontro com Adriana Esteves e Débora Falabella

 



             Vamos Marcar - O Reencontro com Adriana Esteves e Débora Falabella

       Através dos estudos de Lim-Fei e Tan, que apresentam estratégias persuasivas multimodais, que englobam a possibilidade de análise de vídeos, é possível realizar diversas análises críticas. Com isso, propõe-se analisar um vídeo de propaganda comercial, através das estratégias propostas pelos autores. O vídeo que foi analisado tem como título "Vamos Marcar - O reencontro com Adriana Esteves e Débora Falabella, faz parte, como já mencionado, de uma propaganda comercial de uma cervejaria, a Stella Artois Brasil, publicado no youtube pela própria empresa no ano de 2023. O vídeo tem duração de 1 min 28 seg

        Em relação a teoria de Lim-fei Tan, ele apresenta o que se chama de "metafunções". As metafunções subdividem-se em: forma, envolvimento e mensagem. Dentre elas, ainda existem outras subdivisões que serão explanadas durante a análise. Ademais, para a análise adotou-se uma questão norteadora:  Que tipo de estratégias persuasivas multimodais podem ser identificadas, na publicidade, à luz dos estudos de Lim-Fei e Tan?


ANÁLISE CRÍTICA - COMERCIAL 


Metafunção "Forma"

    Em relação a forma, Tan e O'Halloram (2012), destacam que "os alunos aprendem primeiro as partes de um texto visual e relacionam as partes no texto às funções típicas que eles serve." Nessa concepção, os autores destacam a visual e a língua. No primeiro caso, eles destacam a exibição principal, que tratam da proeminência visual do design . Essa função tem como objetivo atrair a atenção do espectador.  Além também do foco de atenção, que deve dar destaque a algo o produtor deseja que o espectador observe. Tem-se também o ícone e o logo. Aonde o ícone faz parte de uma representação gráfica das e a logo da representação gráfica da organização.   Em relação a função da língua, os autores destacam o título, slogan, texto principal, marca, nome do produto e a chamada para ação. 


1 - Débora Falabello

    Nesse recorte, é possível observar que o produtor do vídeo clipe está dando um maior destaque tanto na atriz, quando na cerveja presente no cenário. Principalmente nas cervejas que estão no fundo da sala em cima de uma mesa, cobertas por luzes. Com isso, percebe-se a forte função visual em relação a proeminência das cervejas, buscando dessa forma que os espectadores direcionem a atenção ao fundo da sala, onde estão o produto principal do vídeo. 


2 - Adriana Esteves 

    Nesse outro recorte, é possível o observar a função da língua, tendo em vista que os produtores apresentam um texto inicialmente, trazendo o nome da empresa de cervejaria - ou seja, a sua marca - ao qual o clipe comercial faz referência.  

 

Metafunção "Envolvimento" 

    Nessa metafunção, utiliza-se recursos como a proeminência, que está relacionado com a nitidez, iluminação e contrastes de cor. Esta relacionada também com a direção do olhar, se é direto ou indireto ou se é sem olhar. Temos também a função 'poder' se o recorte está em ângulo alto, médio ou horizontal. Outro recurso dessa metafunção é a intimidade, que estar ligada a forma com que a imagem se dispõe, se está longe, médio ou próxima.   


3 - Adriana e Débora

    Nessa imagem, é possível observar o contraste de cores, a boa iluminação do ambiente, que promove uma ótima nitidez ao vídeo. Em relação ao olhar das atrizes é um olhar direto entre as duas, dando a ideia de proximidade, certa intimidade entre elas. Já o olhar em relação ao espectador é indireto, ou seja, um olhar de oferta. 


Metafunção "Mensagem"

    Na metafunção "mensagem", os autores destacam quatro funções: o proposito, a apelação, o representacional e o contexto. O proposito pode ser educacional, de entretenimento e econômico. Já o apelativo tem relação com o poder (ethos), relacionado a credibilidade e confiança; razão (logos) ligado a lógica e prova, e a emoção  (pathos) ligada as emoções. O representacional está dividido em literal e inferencial, no qual o literal o significado, sem a necessidade de interpretações. No inferencial acontece o contrário, sendo necessário a observação e a dedução. Por fim, a função contextual tá muito relacionada a produção e a recepção da produção analisada. 



4 - Adriana e Débora 

    Ao analisar o comercial, entende-se que o mesmo tem como proposito principal o econômico, visto que é essa é uma das principais funções de um comercial. Mas também nota-se aspectos de entretenimento, uma vez que as as atrizes presentes no comercial são duas pessoas públicas que ganharam grande destaque no ano de 2012 após protagonizarem duas rivais em uma novela. Em relação a função apelativa, nota-se que a presença do ethos e do pathos. O ethos pela credibilidade das duas atrizes e o pathos pela a emoção apresentada pelas duas durante uma parte do vídeo como é apresentado na imagem a seguir, 

5 - Débora Falabella



6 - Adriana Esteves 

    Em relação a função representacional, entende-se que é em sentido literal, pois não é necessário maiores reflexões para que o espectador note que aquilo trata-se de um comercial de uma cervejaria. e que o principal proposito por trás dele é o de venda. Em relação a função contextual, o vídeo foi publicado no youtube pela própria empresa a Stella Artois Brasil, no ano de 2023. Por fim, entende-se que o comercial foi bem recebido, tendo em vista o número de acessos (6,1 mil) e curtidas (521). 



Algumas considerações 

    Por fim, entende-se que as metafunções propostas por Lim-Fei e Tan são de grande valia para o desenvolvimento de uma análise multimodal, tendo em vista que as concepções trazidas pelos autores abarcam aspectos de extrema importância em uma analise crítica, como por exemplo, levar-se em consideração os aspectos emocionais suscitados nos espectadores através de estratégias no próprio videoclipe. 






Referências

Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas