A ESTRELA DE ARISTÓTELES
Fonte: Google imagens
Quando entramos no campo da retórica, é comum, até mesmo esperado, que citem Aristóteles (384 – 322a.C.) devido à sua obra A Retórica. De acordo com Lima (2011), foi a partir desse tratado que a retórica foi compreendida capaz de gerar persuasão nos atos discursivos, levando em consideração: a situação, o momento, o ambiente, a cultura, e as pessoas. Assim, importa dizer que haja conceitos a fim de guiar a construção de bons argumentos, são eles: logos , ethos, pathos, kairos e telos.
Desse modo, para que possamos compreender esses cinco conceitos, enquanto técnicas eficazes de persuasão, iremos apresentá-los a seguir, juntamente com exemplos, a fim de explorar suas nuances retóricas. Para atingir essa proposta, recorremos aos site Purdue University e The visual communication guy, o documento online, Rhetorical Appeals, e o trabalho de dissertação, A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia.
LOGOS
O logos, de acordo com a Purdue University, é traduzido para “lógica ou raciocínio" do texto. Ou seja, nos atos discursivos, há uma lógica que guia o processo da retórica, de modo que possa persuadir o interlocutor de modo positivo ou negativo, a partir da razão ou do raciocínio. Tomamos como exemplo uma mãe passeando com seu filho no parque de diversão. Para deixá-lo brincar com os colegas ela diz “Fique perto da mamãe, se não você vai se perder”. Observe que “se não” é um elemento linguístico que conecta as duas orações, a da ordem e a da consequência. Podemos dizer que a mãe usufruiu da razão e da dedução para construir um argumento. Outro exemplo interessante, é o uso de recursos visuais. Observemos a imagem a seguir:
Imagem 1 - Alimentação/treino/corpo
Fonte: Site Tudo dieta, 2022
Os elementos presentes na imagem 01 seguem uma lógica do resultado. Aquilo que você come em conjunto com as práticas físicas te fornecem o resultado do corpo ideal. Observamos que esse raciocínio está na esfera da estética e da medicina, fornecendo conteúdos visuais com o propósito de organizar uma sentença lógica.
ETHOS
O segundo conceito que iremos tratar é o Ethos. De acordo com a The visual communication guy, esse conceito corresponde à credibilidade do autor, daquele que comunica, construindo a confiança do interlocutor. Assim, a The visual communication guy, destaca três momentos que devemos prestar atenção: o da comunicação escrita, oral e visual
No momento da comunicação escrita, devemos observar a gramática, estilo, clareza, ou seja, elementos linguísticos que trazem credibilidade a quem está escrevendo. A exemplo de uma carta de motivação, para ingressar em uma universidade estrangeira os leitores irão observar a escrita de modo avaliativo, considerando aspectos linguísticos referentes à língua estrangeira, o que pode resultar em muita ou pouca credibilidade por parte deles, uma vez que dependerá dos critérios de avaliação, mas sobretudo se o candidato seguiu os padrões daquele gênero.
O momento da comunicação oral, se debruça no tonalidade da voz, movimentos corporais, direção do olhar, etc. Em uma apresentação de seminário, por exemplo, somos instigados a ter um comportamento adequado para passar credibilidade a quem assiste. No momento da comunicação visual, devemos observar os detalhes, as cores, tonalidades, e a consciência cultural. Vejamos a imagem 02 da propaganda da Claro, transmitida no período de natal na plataforma online do youtube.
Imagem 02- Propaganda da Claro
Fonte: Print do autor, 2023.
Na imagem podemos ver que a Anitta, cantora brasileira, aparece como autora de credibilidade da marca Claro. Além disso, as cores estão em conformidade com as cores do logo da empresa. Demonstrando que ela é uma consumidora potencial dos produtos, e está comprando, na mesma empresa, para presentear os amigos e familiares. Um elemento persuasivo de credibilidade relacionado a sua imagem e popularidade profissional.
PATHOS
Em relação ao pathos, recurso que por muito tempo foi deixado de lado por ser considerado como um recurso retórico “irracional”, pois tinha como base principal o apelo emocional, atualmente ele se mostra bastante relevante para a comunicação e interação social. Tendo em vista que ele “refere-se mais de perto à perspectiva de um público em geral, o pathos significa ‘público’.” (PURDUE UNIVERSITY). Assim, é possível dizer que a característica dada a ele inicialmente foi ampliada, inserindo-se uma nova noção, dessa vez mais “geral” e que envolve o público. Dessa forma, e ainda de acordo com Purdue University, o termo público “refere-se a qualquer destinatário de comunicação.” Ou seja, aquele que irá receber a mensagem, podendo ser em forma de textos escritos ou em áudio, sendo possível ler, ouvir, ver ou até mesmo sentir.
Na atualidade, é possível observar que esse tipo de recurso vem sendo utilizado diariamente em propagandas comerciais, em aplicativos de interação como o Instagram e Facebook. Portanto, infere-se que esse tipo de recurso retórico é bastante relevante e aceitável na sociedade. Com isso, a seguir será apresentado um exemplo que foi retirado do Instagram de um perfil público, o qual tem como público alvo os estudantes de concurso público.
Imagem 3 - Postagem 1 Imagem 4 - Postagem 2 Imagem 5 - Postagem 3
Fonte: @proflidiaavelino
A postagem apresentada acima (Imagens 3, 4 e 5) foi publicada no dia em que é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil, dia 12 de junho, na ocasião, no ano de 2023. Pode-se dizer que a estratégia de marketing da publicação é bastante perspicaz, tendo em vista que faz uso de uma data comemorativa bastante valorizada e esperada por muitos durante o ano inteiro. Na imagem 2, sendo a primeira de uma sequência em uma mesma publicação, é possível observar que o produtor busca dar ênfase no termo “perfeito”, dando um maior sentido ao que seria um presente perfeito para presentear alguém nesse dia. Além disso, é utilizado outros recursos visuais, como um emoji muito utilizado para dar sentido de paixão/amor (😍) e a imagem de uma caixa de presente, retomando a ideia central do texto, que é o “presente perfeito” para dar ao namorado ou namorada.
Já na segunda imagem (imagem 4), é apresentado as possíveis vantagens de se adquirir esse “presente”. Nessa parte, acredita-se que o conteúdo está mais voltado ao público de fato, tendo em vista que tenta persuadi-los através de possíveis benefícios, esses, ainda ligados ao apelo emocional da primeira imagem. Na terceira imagem e última, utiliza-se novamente o emoji (😍) só que dessa vez em um tamanho maior, dando ênfase da sua importância nessa publicação. Outro recurso visual que chama a atenção são as letras “CBMMA” em caixa alta e na cor vermelha, que corriqueiramente é remetida ao sentimento de amor/paixão.
TELOS
Outra prova retórica apresentada por Aristóteles é conhecida como Telos, está mais voltada para o propósito do discurso. De acordo com a Purdue University, "poucas pessoas usam esse termo hoje em referência a situações retóricas; no entanto, é instrutivo saber que os primeiros pensadores retóricos, como Aristóteles, na verdade colocaram muita ênfase em falantes com um telos claro.” Dessa forma, levando-se em consideração a concepção de telos como um propósito, é importante destacar que esse propósito pode estar relacionado tanto com a finalidade do orador, aquele que apresenta a sua tese, quanto do ouvinte, aquele que se dispõe a ouvir o orador, ambos, detentores de vontades próprias e em consequência, de propósitos próprios.
Nesse momento, pode-se citar ainda como exemplo, as imagens 3, 4 e 5 apresentadas anteriormente. Tendo em vista que, tanto o orador, nesse caso, o produtor da imagem, quanto o ouvinte - nesse caso, o seguidor - têm propósitos distintos, uma vez que o produtor deseja vender o seu produto e o seguidor tem o desejo de adquirir o produto com a finalidade de passar em um concurso público, nesse sentido destaca-se que na publicação citada, o telos se mostra apresenta de forma clara.
KAIRÓS
Por fim, o termo kairós, outra concepção da retórica aristotélica pouco abordada, pode ser reconhecida ao fazer-se referência ao ambiente, tempo e local onde um discurso está sendo proferido, de forma mais específica “se refere aos elementos de um discurso que reconhecem e obtêm suporte de um ambiente, tempo e local específicos em que ocorre um discurso.” (PURDUE UNIVERSITY) Desse modo, entende-se que a depender do propósito do orador, o ambiente, o tempo e o local onde um discurso acontece pode favorecê-lo ou não. No entanto, ainda de acordo com Purdue University, “embora não seja tão comumente conhecido como logos, ethos e pathos, o termo kairós tem recebido uma atenção renovada mais ampla entre os professores de composição desde meados da década de 1980.” Dessa forma, entende-se a importância do kairós, visto que também compõe a concepção de recurso retórico teorizado por Aristóteles. A título de exemplo desse recurso, pode-se citar todos os exemplos apresentados anteriormente (1, 2, 3, 4 e 5) pois todos têm em sua base um cenário, tempo e local predefinido que foi pensado e definido para atingir determinado propósito de cada um dos exemplares citados.
Referências
AVELINO, Lídia. Presente para o dia dos namorados (as) perfeito. Parnaíba, 12 de jun 2023. Instagram:@proflidiaavelino. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtZyTcAPHid/?igshid=ZWQyN2ExYTkwZQ==. Acesso em: 13 jun 2023.
Aristotle’s Rhetorical. Disponivel em: https://owl.purdue.edu/owl/general_writing/academic_writing/rhetorical_situation/aristotles_rhetorical_situation.html. Acesso em: 11 de junho de 2023.
CLARO. Listinha de Natal. Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PrpoH0M6cDg. Acesso em: 11 de junho de 2023
Curtis Newbold. 5 Concepts You Need to Understand to Communicate Persuasively: Ethos, Pathos, Logos, Kairos, Topos. Disponível em: https://thevisualcommunicationguy.com/2013/08/07/5-concepts-you-need-to-understand-to-communicate-persuasively/. Acesso em: 11 de junho de 2023
LIMA, Marcos Aurélio. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. IFRN. Natal. 2011. Disponivel em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1063/A%20reto%CC%81rica%20em%20Aristo%CC%81teles%20-%20Ebook.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 de junho de 2023.
Rhetorical Appeals. Disponível em:https://www.casciac.org/pdfs/Rhetorical_Appeals_Questions_revised.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2023.
TUDO DIETA. Alimentação para ganhar massa muscular. Disponivel em: https://www.tudodietas.com.br/
Comentários
Postar um comentário