INTERTEXTUALIDADE: ANÁLISE DE VÍDEO CLIPE


    Com base nas concepções de intertextualidade proposta por Bazerman (2004), foi realizada uma breve análise intertextual entre os videoclipes “Thriller” de Michael Jackson e o comercial intitulado como “Mansão SKY" da empresa Sky. O videoclipe Thriller foi lançado em 1982, e está presente no álbum também intitulado como “Thriller” do artista citado. De acordo com o G1 (2022), “o disco consagrou Michael Jackson como o ‘rei do pop’. Treze anos após sua morte, a plataforma Spotify contabiliza 36,7 milhões de streamings mensais das músicas do ídolo.” Já o videoclipe “Mansão” faz parte de uma propaganda comercial da empresa Sky (Uma operadora de TV) no ano de 2013. Nesse comercial é possível observar as diferentes referências feitas ao videoclipe Thriller de Michael Jackson. 

    Com já mencionado, as categorias de análise utilizadas no corpus tiveram como base as concepções de Bazerman (2004), principalmente quando ele trata dos componentes intertextuais e lista técnicas de representação intertextual, tratando dessa forma, da intertextualidade, claramente, bem como também da interdiscursividade. Dentre essas técnicas estão: a citação direta; citação indireta; menção de uma pessoa, documento ou declaração; comentar ou avaliar uma declaração, texto; usando frases referenciais, terminologia associada a pessoas ou grupos de pessoas específicas ou documentos específicos e usar linguagens e formas que parecem ecoar formas de comunicação, discurso, entre outras pessoas, tipos de documentos. Caracterizando cada uma dessas técnicas, a citação direta ocorre quando uma produção é citada de forma explícita em outra produção. De acordo com Bazerman (2004), “a citação direta é indicada por algum tipo de configuração tipográfica, por exemplo, aspas ou itálico. (Textos podem se basear em textos anteriores como fonte de significados a serem usados).”

    Já na citação indireta, o conteúdo referencial não está tão exposto. Pois nesse tipo de citação “é filtrada pelas palavras do segundo escritor para que seu significado se ajuste melhor ao novo contexto.” (BAZERMAN, 2004) Em menção de uma pessoa, documento ou declaração “não especifica os detalhes de significado, portanto, confiando na familiaridade dos leitores, crenças gerais sobre ou implicando o que eles querem sobre a referência da fonte.” (BAZERMAN, 2004) No componente que trata do comentário e avaliação de uma declaração e outros textos, Bazerman (2004), destaca que, esses “textos podem contar com crenças, questões, ideias e declarações provavelmente familiares aos leitores.” Ainda de acordo com Bazerman (2004), as duas últimas são recursos mais implícitos. No penúltimo, os textos evocam mundos sociais particulares através de tipos reconhecíveis de linguagem, frases e gêneros. Por fim, no último recurso, “os textos dependem dos recursos disponíveis da linguagem.”(BAZERMAN, 2004) Ainda de acordo com Bazerman (2004), esses recursos da linguagem “engloba o uso de dispositivos de linguagem que sobre os recursos disponíveis “sem chamar atenção especial para o intertexto”


ANÁLISE 

1. FILMAGEM 

    As duas filmagens apresentam pessoas reais, apesar de representarem personagens fictícios.

2. PERSONAGENS

No videoclipe “Mansão”, os dois personagens principais (O entregador e a “dona” da mansão) não fazem referência de forma direta ao personagem principal do videoclipe Thriller, no caso, Michael Jackson. No entanto, nota-se que a roupa de ambos personagens da propaganda apresenta cores iguais, o vermelho, que pode estar ligado tanto ao clipe referência, quanto à cor utilizada pela empresa SKY. Observe as imagens a seguir:


Imagem 1 - Comercial SKY


                                         Imagem 2 - Comercial SKY

Imagem 3 - Thriller, Michael Jackson


3. VISUAIS


    Em relação aos aspectos visuais, entende-se que a referencia existe, no entanto, de forma indireta, pois não é reproduzido de forma fiel ao clipe original. Existe no clipe comercial detalhes que fazem com exista essa ligação indireta, fazendo com que o telespectador note a semelhança entre ambas produções. A exemplo disso, pode-se citar o cenário de ambos os vídeos. Nele é apresentado recursos visuais que remetem o terror, ou seja, apresentam um ar sombrio.
Imagem 4 - Thriller
Imagem 5 - SKY


4. Enredo
    Entende-se que o enredo, apesar de apresentar algumas diferenças, é citado de forma direta, pois traz em sua produção o mesmo ambiente - o sombrio - que é apresentado no videoclipe musical do qual faz-se a referencia. Além de contar também como os "mesmos" personagens, sendo apresentados por autores diferentes, e até mesmo com roupas diferentes, mas que remetem a mesma significação do clipe musical.

Imagem 6 - Thriller
                                                         
                                                                    Imagem 7 - SKY 


5. Música
        A citação mais direta que é possível observar é a música - thriller - que aparece de forma explicita em todo o comercial. Além da música, existe ainda a presença de sons e ruídos que também estão presentes no vídeo referencia.



REFERÊNCIAS

Bazerman (2004). Intertextualidade. Disponível em:https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2022/10/intertextualidade-bazerman2004.html. Acesso em: 28 de jun 2023. 

Thriller, album de Michel Jackson. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2022/11/25/thriller-album-de-michael-jackson-completa-40-anos.ghtml. Acesso em: 28 de jun 2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas