METAFUNÇÃO MENSAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE LIM-FEI E TAN


Por Dandara Rochelly Fernandes Araújo & Saranh Maria de Sousa Pereira.

Teresina (PI) 15 de Junho, 2023.


Introdução


De acordo com Lim-Fei e Tan (2017), o letramento tradicional da leitura e escrita, mantém sua importância, porém, em meio a era digital e a pluralidade de textos visuais, faz-se necessário implementos de outras abordagens, o letramento multimodal. Dessa forma, elementos que se inter-relacionam com o texto visual, também devem ser elencados no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo o olhar crítico e cultural do aluno. 

Assim, Lim-Fei e Tan (2017), recorrem às teorias desenvolvidas sobre o multimodal para refletir como poderiam ser aplicadas no ensino. Nesse viés, conceitos desenvolvidos por Kress e Van Leeuwen (2006), mais precisamente as metafunções,  influenciaram seus mecanismos de análises. No âmbito da reflexão pedagógica, desenvolveram algumas abordagens de ensino para serem mobilizados com os textos multimodais.

Dito isso, observamos a necessidade de demonstrar a aplicabilidade da teoria em situações reais de comunicação, em textos multimodais de fácil acesso, podendo ser mediadas no ambiente educacional, considerando o contexto de uso e a consciência crítica na prática do dia a dia.

Nesse ínterim, recorremos à propaganda da Heineken "Walk-In Fridge", a fim de descrever, de acordo com essa metafunção, nossa interpretação. Com o propósito de apresentar as nuances da análise visual, nosso objetivo é expor uma das abordagens desenvolvidas por Lim-Fei e Tan (2006), a Metafunção mensagem. 

A seguir, apresentamos o letramento multimodal e uma breve introdução a modalidade mensagem, posteriormente, nossas análises e por fim, a conclusão e referências.


 

O letramento multimodal

No cenário atual da contemporaneidade e da globalização, é possível identificar modos de comunicação que estão atrelados entre si, não apenas pelas grafias e fonemas, mas também pelos traços, cores e movimentos. Ou seja, há uma demanda por uma abordagem educacional voltada para o design visual. De acordo com o Novo Grupo de Londres (2021) há de se considerar, nesse meandro, a compreensão crítica e cultural do aluno sobre a língua, assim como também a compreensão dos múltiplos meios de comunicação em circulação.

Por assim dizer, Lim-Fei e Tan (2006), compreende essa necessidade do desenvolvimento crítico e cultural no âmbito educacional e propõe uma abordagem, a considerar três modalidades essenciais: O envolvimento, a mensagem e a forma. Nosso foco é a modalidade mensagem, desenvolvida a seguir. 

Modalidade mensagem

Conforme Lim-Fei e Tan (2017), a proposta da pedagogia multimodal é mediar o desenvolvimento da prática leitora visual dos alunos, de modo que compreendam seu processo de significação, e as estratégias utilizadas nas suas produções para alcançar o objetivo comunicativo desejado. As abordagens de análises podem ser mobilizadas em filmes, propagandas, vídeos, dentre outros meios de comunicação. Assim, Lim-Fei e Tan (2017) desenvolvem uma estrutura teórica de análise multimodal voltado para a visão crítica dos alunos no processo de ensino, retomando os conceitos da Abordagem sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994). Desse modo a metafunção interpessoal é tomada como mensagem.

Para Lim-Fei e Tan (2017), a modalidade mensagem propõe a compreensão da construção persuasiva do texto e os relaciona aos significados almejados. Assim, ela é subdividida em quatro conceitos: o Apelativo, o Representacional, o Propósito e o Contextual. O primeiro, apelativo, é a estratégia persuasiva de apelo a emoção do interlocutor. Ou seja, faz uso de recursos visuais, auditivos, gestuais, linguísticos, que comovem e trás a baía os sentimentos, acontecimentos históricos ou cotidianos que sejam gatilhos para a comoção do público.

O representacional, é caracterizado por Lim-Fei e Tan (2017) como literal ou referencial. O primeiro é a literariedade do texto visual, fazendo referências diretas a algo ou alguém. O segundo é a referência que o texto incorpora, retomando conhecimentos prévios e/ou subentendidos a partir da relação entre os elementos.  Em relação ao propósito, Lim-Fei e Tan (2017), descrevem três tipos:  o educacional, que tem como característica principal a  conscientização de alguma causa social, trazendo questões reflexivas de cunho social. Eles destacam também o propósito econômico, aquele que visa se beneficiar através de estratégias de recursos visuais, sonoros, etc, ou seja, propagandas com o recurso econômico buscam vender o seu produto.  Por fim, o propósito entretenimento, além de levar o conhecimento, a comercialização de algum produto ou serviço, também tem a função de levar o humor, através recursos intertextuais que de alguma forma apresenta características humorísticas. 

Ademais, quando se fala em recursos contextuais que envolve a produção de uma mensagem é importante levar em consideração aspectos relacionados ao ambiente de produção, assim como também a recepção deste produto, ou seja, como essa mensagem é recebida pelo público em geral, naquele contexto de produção e de divulgação. esses são alguns dos aspectos descritos por Lim - Fei e Tan (2017). 


Descrição da propaganda


Antes de nos debruçarmos nas análises, fizemos uma descrição da propaganda para uma compreensão detalhada e didática dos movimentos de análises.

A propaganda inicia com o cenário de uma festa na casa de uma das personagens. A personagem anfitriã convida três colegas para conhecer o seu closet, um móvel, que mantém organizado as peças de roupas femininas. Assim que as convidadas chegam no lugar e veem a quantidade de vestimentas e acessórios, elas gritam de surpresa e felicidade pela colega. Em seguida elas se surpreendem com o barulho do grito dos homens. 

A cena corta para outro móvel. Nele, observamos quatro homens gritando, histericamente, dentro de uma geladeira enorme e similar a estrutura do closet. Os objetos da geladeira, diferente do closet, contém apenas um objeto em grande quantidade, a cerveja Heineken.


Walk-In Fridge: Movimentos de análise:


  A análise sobre a propaganda da Heineken, Walk-In Fridge, é guiada a partir de três perguntas: Qual é o objetivo do anúncio? Quais métodos que o anúncio usou como apelo? O que o visual e a linguagem representam? Conforme a definição da metafunção mensagem, por Lim-Fei e Tan (2006), nos propomos a responder às perguntas mobilizando os conceitos:o Apelativo, o Representacional, o Propósito e o Contextual.

A primeira pergunta: Qual é o objetivo do anúncio? nos induz a refletir sobre qual efeito comunicativo a propaganda almeja atingir. Uma vez que sua proposta seja mostrar um produto, de cunho comercial, produzido por uma empresa multinacional, que visa o ganho do lucro, podemos deduzir que o propósito é econômico. Assim, a cerveja é o produto a ser vendido para um público específico, maiores de dezoito anos. No entanto, é possível identificar outro propósito além do econômico, o propósito de entretenimento. Conforme o jogo de câmeras entre as cenas, do closet para a grande geladeira, e o contraste dos personagens, das mulheres gritando para os homens gritando (imagem 01). Foi possível perceber o teor cômico da propaganda, com o intuito de ser engraçado e divertido. A questão é: é divertido para quem? A partir desse propósito, observamos que os personagens demonstram um aspecto cultural e histórico em torno do consumo da cerveja, a delimitação do público ao sexo masculino como consumidor em potencial. Excluindo a imagem da mulher como freguês.

Imagem 01 - Jogo de câmeras

                                                                        Fonte: Walk-In Fridge, 2023


Outra questão que foi levantada a respeito da mensagem passada na propaganda apresentada acima traz o seguinte: Quais métodos que o anúncio usou para apelar? A princípio nota-se um forte teor emocional, tendo em vista a reação de ambos os grupos, tanto o feminino quanto o masculino. A felicidade expressada por eles é confirmada, além da expressão de surpresa ao ver o closet cheio de roupas, sapatos e joias - no caso das mulheres -, e a felicidade masculina ao ver uma espécie de geladeira gigante cheia de cervejas, pelos gritos e pulos apresentados no vídeo. Dessa forma, a mensagem chega até os telespectadores como uma forma de reforço argumentativo demonstrando que a cerveja em questão promove felicidade, assim como um closet cheio de roupas para mulheres, que muitas vezes são subjugadas como extrema consumidoras de roupas, sapatos e joias. 

Dessa forma, iremos desenvolver a terceira pergunta: O que o visual e a linguagem representam? 

Seguindo a perspectiva de Lim-Fei e Tan (2017) para entender o que o visual e a linguagem representam na propaganda, percebemos que nela são encontrados traços do entendimento que caracteriza o recurso representacional, em suas duas formas,  o literal e o inferencial. Pois, apesar do sentido literal de emoção e felicidade expressos no momento em que os homens e as mulheres abrem as portas (do closet e da geladeira giganta), é possível notar uma inferência, ou seja, um aspecto interpretativo, que se caracteriza pela ideia de que homens gostam de cerveja e as mulheres gostam de roupas, sapatos e joias. Outro recurso visual, foi o uso das cores, conforme a imagem 01, é possível perceber o contraste entre o rosa, no closet, e o azul, na grande geladeira. Esse aspecto retoma ditos populares como: Rosa é de menina e azul é de menino. 

Assim, podemos interpretar, mobilizando os conceitos de Lim-Fei e Tan (20017), que os aspectos multimodais da propaganda expõem características que divergem práticas sociais do gênero feminino e masculino. De modo que o sexo masculino parece ter mais credibilidade enquanto consumidor da cerveja, uma vez que as mulheres ficam resguardadas a elementos que fazem parte da estética.


Conclusão

A partir das análises, entende-se a importância do letramento multimodal. Pois, apesar do ensino voltado para a leitura e escrita, ainda ser de grande valor para os estudos da linguagem, é necessário que novas abordagens sejam contempladas. Assim, tendo em vista as novas concepções e formas de análises, abre-se um leque de interpretações extremamente valiosas para o campo dos letramentos, a fim de abranger, no processo pedagógico, o caráter social e crítico.

Conforme o objetivo, foi possível analisar a propaganda mobilizando os conceitos de Lim-Fei e Tan. (2017), de modo que teor crítico é parte, ou até mesmo, essencial, para compreender a relação entre os elementos do vídeo. Assim, observamos que a propaganda tem características que privilegiam o sexo masculino como consumidor em potencial, usando como argumento a falta de interesse das mulheres com o produto, uma vez que, para os produtores, parece que sua felicidade esta atrelada a bens materiais de cunho estético.




Referências


Lim, F.V., & Tan, K.Y.S. (2017). Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. IN Seizov, O. & Wildfeuer, J. (EDS.), New Studies in Multimodality: Conceptual and Methodological Elaborations. London/New York:Bloomsbury.


HEINEKEN. Walk-In Fridge. Youtube, 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1hYEKXE-4d0. Acesso em: 11 de junho de 2023. 






Comentários

Postagens mais visitadas